ANAC e drones Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS)


Quem pensa em comprar um drone como os modelos da DJI e voar em qualquer lugar, ou então fazer cobertura aérea de shows, festas, casamentos, etc é importante saber que atualmente não existe uma legislação vigente que regulamenta o uso de tais equipamentos por isso a utilização de tais equipamentos, especialmente em regiões povoadas é proibida, algo que nem todos sabem.

Por isso a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esta elaborando regras e uma regulamentação que venha a permitir voos de drones, também chamado de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), de até 25 quilos em lugares públicos, limitando voos em altitude máxima de até 400 pés, ou cerca de 120 metros) de altitude.

A proposta antes de ser publicada no Diário Oficial da União irá para consulta pública, tendo como previsão de que a regulamentação venha a entrar em vigor pela Anac até o final de 2014.

Regulamentação e classes

A regulamentação da utilização dos drones pela ANAC, trata da utilização dos mesmo na parte comercial e corporativa, e as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), estão sendo classificadas em três classe, com base às características de operação das mesmas.

Classe I – 150kg em diante;
Classe II – 25 a 150kg;
Classe III – 0 a 25kg.

Além da questão da regulamentação de utilização dos Drones, a iniciativa da Anac visa tratar de inúmeros pontos importantes, como o registro e operação destes equipamentos, habilitação dos pilotos remotos, manutenção dos equipamentos, etc.

Para ler mais sobre o assunto, vale apena conferir o artigo publicado no site do Governo Federal acessando este link aqui.

E sobre o assunto da regulamentação do uso de drones pela Anac, o que você acha? Qual a sua opinião?

Um comentário em “ANAC e drones Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *